Entregue no dia 31 de março, a Linha 13-Jade (Eng. Goulart – Aeroporto-Guarulhos) da CPTM passou por diversos testes e iniciou nesta segunda-feira, 4/06, sua operação comercial. Os trens passaram a circular das 4h à meia-noite, de domingo a sexta-feira, e das 4h à 1h da manhã aos sábados, e é cobrada a tarifa de R$ 4.
A operação, que a princípio seria iniciada no dia 1º de junho, foi adiada, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, devido a paralisação dos caminhoneiros, que causaram problemas nas entregas de materiais.
A Linha 13-Jade é a primeira ligação sobre trilhos da capital com o município de Guarulhos e com o aeroporto internacional. Nesses dois meses, quando passou a operar de forma assistida, a Linha 13 transportou 307.700 passageiros.
Ainda segundo a CPTM, as viagens da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos, com paradas em todas as estações, têm previsão de início em julho e ocorrerão nos horários de maior carregamento.
Já o Expresso Luz – Estação da Luz até a Estação Aeroporto-Guarulhos -, um dos percursos mais aguardados ainda não possui tarifa do serviço que permanece em estudo junto à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na capital paulista.