Equipes de resgates buscavam nesta quarta-feira vítimas entre os escombros, enquanto investigadores tentavam determinar o motivo do descarrilamento de um trem, que matou pelo menos sete pessoas. Outras 200 pessoas ficaram feridos, com passageiros aterrorizados em meio à escuridão e ao caos.
Um vídeo analisado pela agência Associated Press pouco antes do acidente indica que a composição viajava a cerca de 170 quilômetros por hora, ao se aproximar de uma curva onde o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora. O vídeo mostra que o trem, de 200 metros de comprimento, passa diante da câmera de vigilância em apenas cinco segundos. Uma luz aparentemente causada pela explosão aparece três segundos após a passagem dele.
Os investigadores já encontraram as caixas-pretas do trem, onde estão guardados os dados, e esperam obter informações como a velocidade do trem no momento da curva, em uma região industrial próxima do rio Delaware, pouco depois das 21h (hora local) da terça-feira.
O prefeito Michael Nutter disse que ainda havia pessoas desaparecidas e que o número de mortos pode aumentar. Também apontou que alguns passageiros da lista da companhia ferroviária Amtrak possivelmente não entraram no trem, enquanto outros podem não ter se registrado.
Um dos sete vagões da composição está completamente destruído. O acidente interrompeu a rota ferroviária mais utilizada do país, entre Nova York e Washington, durante os trabalhos dos investigadores.
O trem 188 de serviço rápido Northeast Regional viajava de Washington, D.C. a Nova York. Havia 238 passageiros e cinco tripulantes a bordo, segundo Amtrak. Seis dos feridos estão em estado grave. Fonte: Associated Press.