Cidades

Tremor vem de sala de cinema e não abala estrutura, diz Shopping Maia

O engenheiro civil Marcos Parrula é frequentador assíduo do Parque Shopping Maia, no Jardim Flor da Montanha. Na última quarta-feira, 30/05, ele aguardava a esposa, que fazia compras em uma loja, quando sentiu um tremor que chamou sua atenção. “Até pela minha profissão, sei que edificações costumam balançar, e muito, por sinal. Mas o local onde eu estava era apoiado por pilares, sem lajes em balanço”, afirmou. “Com minha experiência em obras, posso dizer que não foi um tremor normal”.
 
Procurado pelo GuarulhosWeb, o Parque Shopping Maia esclareceu que a sensação experimentada por Parrula – e por outros clientes, segundo nota oficial – é reflexo das vibrações nas salas de cinema 4DX do Cinépolis. “Considerando não ser a primeira vez que tais reflexos são sentidos, os mesmos já foram objeto de laudo de instituto independente de engenharia e são, também, acompanhados por engenheiros projetistas e responsáveis. As vistorias mostram que a estrutura do shopping permanece inabalada”, informou o complexo à reportagem.
 
No feriado desta quinta-feira, 31/05, Parrula postou o ocorrido em sua conta no Facebook. Imediatamente o caso repercutiu. Mais de 1.400 pessoas compartilharam o relato do engenheiro, muitas confirmando que também já sentiram o tremor. “Houve pessoas que disseram ter sentido o mesmo em outros dias e em outros locais do shopping”, apontou o cliente.
 
A resposta oficial do shopping vai ao encontro de um comentário feito no post de Parrula, de uma pessoa que se identificou como responsável pela manutenção do Cinépolis do shopping. Ele lamentou o transtorno e justificou o tremor dizendo que as vigas de sustentação são interligadas com a sala 4Dx do cinema. “Quando as poltronas balançam, elas emitem certa vibração que se desloca na viga e afeta outras salas”, afirmou.
 
Parrula diz que não estava próximo do cinema quando sentiu o tremor. “Eu estava dois pisos abaixo do pavimento do cinema”, alegou. O engenheiro deixou claro que não tem intenção de prejudicar o shopping. “Só quero esclarecer o que pode estar ocorrendo. Espero que seja apenas um abalo normal. Precisamos informar os responsáveis pelo shopping para que verifiquem o que está ocorrendo, já que é um local de grande circulação de pessoas”.
 
A Prefeitura tomou conhecimento dos possíveis problemas no Parque Shopping Maia pelas redes sociais nesta sexta-feira. Além de aguardar um posicionamento do empreendimento, o prefeito Guti determinou que a Defesa Civil vá ao local para checar a situação do imóvel para saber se há algum risco para os frequentadores do local.
 

Posso ajudar?