A partir de março do ano que vem, será possível chegar e sair do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Brasil, por meio da rede de transporte metroferroviário. É quando será entregue a Linha 13-Jade da CPTM. Nesta sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin autorizou a contratação do consórcio chinês Temoinsa-Sifang para fabricação de oito trens novos para atender esta linha, com investimento de R$ 316,7 milhões. Os trens, que serão fabricados na China e montados no Brasil, terão vagões com espaço para transporte de malas (imagem abaixo).
A Linha 13-Jade terá três estações: Engenheiro Goulart (cuja expansão já foi entregue), Guarulhos-CECAP e Aeroporto de Guarulhos. Interligada à Linha 12-Safira, a Linha 13 dará acesso a toda a rede de trilhos. “É uma grande conquista não só para a população de São Paulo e Guarulhos, mas para todo o Brasil, porque muita gente utiliza o Aeroporto Internacional”.
Com investimento estadual de R$ 2,3 bilhões, a construção da Linha 13-Jade emprega 2.500 operários. “Em plena crise, com dificuldades para todos os governos, São Paulo lidera o trabalho de expansão do sistema metroferroviário”, disse o Alckmin.