Três escolas estaduais de Guarulhos aprovaram, na primeira rodada de consulta pública, a adesão ao modelo cívico-militar proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). As votações aconteceram entre os dias 17 e 31 de março e envolveram pais, alunos a partir de 16 anos, professores e demais membros das comunidades escolares.
As unidades que aprovaram a mudança foram:
-
E.E. Zabel Ferreira dos Santos (Professora Dona Belinha)
-
E.E. Professor Alberto Bacan
-
E.E. Padre Antônio Velasco Aragon
Ao todo, 70 escolas da rede estadual paulista votaram a favor da adoção do modelo cívico-militar, que deverá ser implementado a partir do segundo semestre de 2025. A expectativa do governo é de que até 100 unidades participem do programa.
Outras duas rodadas de votação ainda estão previstas para as escolas que não atingiram o quórum mínimo, se abstiveram ou rejeitaram a proposta. A segunda votação será realizada entre esta segunda e quarta, pela plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED). A terceira etapa, se necessária, ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril. O resultado final será divulgado em 25 de abril.
A adesão exige a participação mínima de 50% mais um dos votantes aptos e, dentro desse universo, maioria simples de votos a favor. Nas rodadas seguintes, apenas quem ainda não votou poderá participar.
As escolas cívico-militares seguirão o mesmo currículo da rede estadual e contarão com monitores selecionados com apoio da Secretaria da Segurança Pública. A Seduc será responsável por todo o processo de seleção e implantação do modelo.