Cidades

Troca de experiência traz comitiva africana à cidade

Comitiva africana de Maputo, capital e principal cidade de Moçambique, visita agências funerárias, velórios, cemitérios e crematório de Guarulhos. O objetivo é conhecer de perto a gestão desses serviços, bem como a troca de experiência para implantar e implementar ações em sua cidade de origem. A delegação está sendo acompanhada por representantes da Coordenadoria de Relações Internacionais e do Departamento de Serviços Funerários.
 
Formada pela diretora adjunta de Salubridade e Cemitérios, Domingas Pinto Romão; pelo administrador do Cemitério de Lhanguene, Horácio Facitela Maluvane; e pelo administrador do Cemitério de Michafutene, Alfredo Faife, a delegação visitou as dependências da Secretaria de Serviços Públicos, que faz a gestão desses trabalhos na cidade e tiveram a oportunidade de conhecer as agências funerárias do Centro e da Vila Rio, os cemitérios São João, o Picanço e a Necrópole CampoSanto/ Vila Rio.
 
Esta é a terceira vez que a diretora adjunta vem à cidade de Guarulhos. Nas duas primeiras tratou da questão de resíduos sólidos. Segundo ela, esta viagem está sendo bastante proveitosa. “Pudemos acompanhar todos os procedimentos e isso é importante. Temos um problema sério em Maputo que é o espaço. Aqui, vocês têm problemas de espaço, mas encontraram algumas saídas, como cemitérios jardins e verticais. Em Maputo, a cultura é um pouco complicada para isso, mas vamos tentar”, salientou.
 
Para os próximos dias estão programadas visitas técnicas ao cemitério e agência Bonsucesso, ao crematório do Primaveras I e ao cemitério vertical no Memorial Guarulhos.
 
A vinda da comitiva ao município faz parte de um termo de cooperação que existe entre Guarulhos e Maputo desde 2007. O intuito é estimular a troca de experiências e contribuir com os laços de amizade e cooperação entre as cidades. 

Posso ajudar?