Os alunos começam a ingressar neste segundo semestre nos cursos de graduação. Para facilitar a adaptação dos calouros no universo no ensino superior, a Universidade Guarulhos (UNG) criou para esta semana o trote solidário.
De acordo com a Marta Pião Alves da Silva, coordenadora de Biblioteca e responsável pela organização do trote solidário, a ideia é fazer com que os alunos sejam estimulados para o espírito solidário, da responsabilidade social e empresarial, cidadania e da ajuda mútua entre os acadêmicos ingressantes.
De acordo com a assessoria da universidade, o projeto começou na última segunda-feira e vai até o dia seis de agosto. Estão previstas palestras sobre o mercado de trabalho e caminhos para a conquista do estágio, dicas a respeito de saúde, sorteio de brindes e promoção de ações visando a prática da cidadania.
Além disso, será realizado o Bazar da Troca Solidária, para que os alunos possam trocar qualquer objeto em bom estado de conservação. "Os alunos podem trazer um CD, livro, brinquedo, aparelho eletrônico, qualquer coisa que não vai mais utilizar", explica Gisele de Oliveira Ramão, coordenadora de Extensão e responsável pela campanha. Segundo ela, os alunos receberão um "trocado", valor da moeda criada justamente para esse fim, que poderá ser gasta na feira realizada no dia 20. "O objetivo é que o alunos tenham a consciência de consumo", completa ao dizer que os participantes também irão comprar os objetos expostos com a moeda "trocado".