Uma multidão protestando contra um comentarista de extrema-direita lançou bombas de fumaça e quebrou janelas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, levando os funcionários a cancelarem um evento. Em seu Twitter, o presidente americano, Donald Trump, acusou a universidade de não permitir a liberdade de expressão e ameaçou cortar fundos.
A decisão veio duas horas antes da palestra de quarta-feira que seria realizada por Milo Yiannopoulos, editor e comentarista do Breitbart News, após cerca de 1.500 pessoas se reunirem do lado de fora do local.
Mas autoridades disseram que era um grupo menor de manifestantes vestidos de preto e encapuzados que começou a quebrar janelas, lançar bombas de fumaça e colocar fogo em lixos do lado de fora da universidade.
Em seu Twitter, Trump, disse “se U.C. Berkeley Universidade da Califórnia em Berkeley não permite a liberdade de expressão e pratica violência contra pessoas inocentes com um ponto de vista diferente – sem fundos federais?”, em tom de ameaça de que a universidade poderá ficar sem recursos.