O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que vai enviar uma delegação de autoridades para Pequim na próxima semana para tentar resolver as disputas comerciais com a China.
Os membros da comitiva dos EUA incluem o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o representante comercial, Robert Lighthizer, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Larry Kudlow, e o conselheiro de comércio da Casa Branca Peter Navarro.
“Eu acho que nós temos uma boa chance de fazer um acordo”, disse Trump, ao chamar o presidente chinês, Xi Jinping, de “um amigo”. “Mas nas bases que nós temos hoje, eles (os chineses) negociam com a gente, mas não negociamos com eles.”
Trump não disse especificamente quando na próxima semana a viagem vai ocorrer, mas uma pessoa próxima das discussões disse à Dow Jones Newswires que a comitiva deve chegar em Pequim entre 3 e 4 de maio.
A composição da equipe reflete as divisões internas da administração Trump. De acordo com fontes, Mnuchin inicialmente propôs que ele fizesse a viagem sozinho, assim como seu homólogo chinês, Liu He, fez em março.
Mas Trump foi aconselhado a enviar toda a equipe econômica, dada a complexidade do assunto. Mnuchin terá então um aliado – Kudlow – na comitiva, mas vai enfrentar a hostilidade de Lighthizer e Navarro, que são favoráveis a uma postura mais dura com a China na questão comercial. Fonte: Dow Jones Newswires.