O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou que está otimista com um acordo em breve com seus credores internacionais. Em pronunciamento ao Parlamento do país, o premiê disse que seu governo está fazendo tudo que pode para alcançar um entendimento. “Estou otimista de que em breve teremos um bom resultado”, declarou.
A Grécia precisa de um acordo para que os credores liberem a parcela final de 7,2 bilhões de euros (US$ 8,1 bilhões) do resgate internacional oferecido ao país, que totaliza 240 bilhões de euros. A esperança de que haja um entendimento na reunião de ministros da zona do euro, o Eurogrupo, marcada para segunda-feira tem diminuído.
Tsipras disse que se um acordo vai ou não ser alcançado agora é uma questão de vontade política entre os países credores. “Não há questão técnica para um acordo. É apenas uma questão de vontade política”, declarou. Veremos se “a Europa vai tolerar não um governo de esquerda, mas a democracia no país em que ela nasceu”, acrescentou o premiê.
Segundo Tsipras, não chegar a um acordo prejudicará a Europa. “A Europa não pode permitir menos democracia e um crime contra a democracia no lugar onde ela nasceu não será silenciado”. Fonte: Associated Press.