Estadão

Tudo vai ser analisado, mas a gente não está procurando uma YPF, diz presidente da Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta sexta-feira, 24, que a companhia vai analisar aquisição e desenvolvimento de projetos na Argentina, mas que, por ora, não há nada na mesa da estatal. A Petrobras mantém planta de processamento de gás de Vaca Muerta. "Tudo vai ser analisado, mas a gente não está procurando uma YPF <i>Yacimientos Petrolíferos Fiscales</i>, estatal argentina de óleo e gás", comentou, ao ser questionado sobre possibilidades de investimentos no país se a política privatista do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, for mesmo adiante.

E continuou: "Já temos presença na Argentina, temos uma planta de 41 milhões de metros cúbicos de gás natural em Vaca Muerta. E são US$ 600 milhões aprovados para expansão dessa planta. Fora isso, não temos análise em curso na Argentina, até porque ainda está cedo."

<b>Distribuição</b>

Na América Latina, Prates definiu como "interessantes" eventuais expansões, como a do negócio de distribuição.

"Expansão na América Latina é interessante, rede de postos no Chile pode ser uma parceria. Temos postos próprios na Colômbia, ativos de gás na Colômbia, nossa marca está no Paraguai", disse o presidente da Petrobras.

Posso ajudar?