Internacional

Tufão Hagupit pode passar perto da capital filipina

Dezenas de milhares de pessoas na região central das Filipinas se protegeram em salas de aula, corredores de igreja e outros locais de refúgio este sábado ao saberem que o tufão Hagupit chegaria à região. Os ventos primeiramente atingiram Dolores, uma pobre cidade costeira onde vivem cerca de 37 mil pessoas. Trata-se da mais forte tempestade a atingir a terra desde o supertufão Haiyan no ano passado, o qual deixou mais de 6,3 mil mortos.

Conhecido localmente como “Ruby”, o tufão chegou com ventos de 175 quilômetros por hora. É esperado que ele se mova lentamente para o noroeste, passando perto da capital Manila antes de sair para o Mar da China Meridional na terça-feira.

A tempestade foi rebaixada de supertufão para tufão pela marinha norte-americana, mas o ainda forte Hagupit diminuiu sua velocidade antes de chegar à terra firme, fazendo com que ele passe mais tempo sobre a terra, o que pode levar a mais destruição. Ele tem viajado a apenas 15 quilômetros por hora. Tufões normalmente se movem a 20 quilômetros por hora. O Haiyan, no ano passado, passou a 40 quilômetros por hora.

Por enquanto, o governo removeu mais de 650 mil pessoas de áreas de risco, nas regiões onde se espera que o Hagupit passe. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?