Estadão

Turquia: BC mantém juro básico em 14% pela 5ª decisão seguida, apesar de inflação

O Banco Central da Turquia manteve a taxa básica de juros estável, em 14% pela quinta reunião de política monetária consecutiva nesta quinta-feira, 26, apesar das elevadas pressões inflacionárias no país.

Em comunicado, a instituição não citou nominalmente a guerra na Ucrânia, mas ressaltou que os "riscos geopolíticos em andamento" elevam as incertezas econômicas a níveis regional e global. Preocupações crescentes sobre a segurança alimentar, a escalada dos preços de commodities e gargalos de oferta impulsionaram a inflação no mundo, de acordo com a nota.

Na Turquia, a atividade econômica permanece "forte", com ajuda da demanda externa "robusta", na visão do BC. A autoridade monetária espera que o processo desinflacionário comece em breve, na esteira de medidas voltadas a estabilidade de preços, bem como efeitos de base e a "resolução do conflito regional em andamento".

O BC turco reforçou compromisso em usar todos os instrumentos disponíveis para alcançar a meta de inflação em 5% no médio prazo. Em abril, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) no país subiu 69,97% na comparação anual, no maior nível desde fevereiro de 2002.

Comentar

Clique aqui para comentar