O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destituiu o presidente do banco central do país, Naci Agbal, dois dias depois de um aumento maior do que o esperado nas taxas de juros. Erdogan nomeou Sahap Kavcioglu como o novo chefe da autoridade monetária do país, de acordo com um decreto publicado no Diário Oficial no sábado, 20, e anunciado pela agência estatal de notícias <i>Anadolu</i>. Desde 2019, é a terceira vez que a principal autoridade monetária do país é destituída por Erdogan.
Mais cedo, a agência havia publicado uma reportagem com analistas tratando de como a alta de juros havia sido surpreendente. O aumento de 200 pontos-base foi superior a um consenso que esperava a elevação em 100 pontos, e colocou as taxas de juros do país em 19%.
Kavcioglu se apresenta nas redes sociais como deputado pelo Partido da Justiça de Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), o mesmo do presidente Erdogan. Além disso, mantém uma coluna de economia no jornal <i>Yeni Safak</i>.
Em seu texto mais recente, Kavcioglu defendeu um pacote de reformas econômicas proposto pela presidência. O novo líder do banco central é graduado na faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Dokuz Eylül, em Izmir.