Equipe da TV Câmara Guarulhos reúne-se na tarde desta sexta-feira com os candidatos à Prefeitura ou seus representantes para divulgar e discutir sobre os procedimentos e regras relativas às entrevistas que irão ao ar na emissora nos próximos dias. Também será feito o sorteio para definir a ordem e as datas de exibição das entrevistas com cada candidato. Este trabalho tem exclusivamente o viés jornalístico e está de acordo com as regras da Justiça Eleitoral.
As candidaturas aguardadas para esta reunião são: Albertão (Psol), Elói Pietá (PT), Martello (PSD), Carlos Roberto (PSDB), Guti (PSB), Eli Correa (DEM), Jorge Wilson (PRB), Wagner Freitas (PTB) e Nefi Tales Filho (PPL). Em respeito ao princípio da isonomia, todos os candidatos responderão as mesmas perguntas e terão o direito o mesmo tempo de fala. Os candidatos receberam ofícios com os convites para as entrevistas, devidamente protocoladas e enviadas à Justiça Eleitoral.
As entrevistas serão transmitidas ao vivo na programação da TV Câmara, às segundas, quartas e sextas. O primeiro programa irá ao ar sexta-feira, 2 de setembro. Em linhas gerais, as entrevistas têm o objetivo de dar um panorama das propostas de cada candidato para a administração da cidade, abordando questões centrais e específicas em pauta, como segurança, saúde, educação, iluminação pública, trânsito e transporte.
Começa
A Justiça confirmou que Guarulhos terá propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão. Serão dois tipos: em rede e em inserções. O primeiro ocorre de forma simultânea e ininterrupta em horários preestabelecidos em todas as emissoras. Serão exclusivamente para o cargo de prefeito. Já o segundo prevê a exibição individual de filmetes pelas emissoras de televisão e gravações de áudio pelas de rádio durante os intervalos comerciais e deve obedecer a distribuição em blocos de audiência, não havendo a simultaneidade na difusão.
Organização
Na ata da reunião ocorrida no cartório na última quinta-feira (18), constam as emissoras TOP FM (rádio) e Canal 58 (TV – UHF) como “cabeças de rede”. As propagandas eleitorais em rede serão transmitidas de segunda a sábado, terão duração total de 10 minutos e iniciarão sempre às 7h e às 12h no rádio e às 13h e às 20h30 na TV. As inserções, por sua vez, serão transmitidas de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite, e terão duração total de 70 minutos diários.
Canal 7 da Net
A TV Câmara Guarulhos obteve autorização da Justiça Eleitoral para participar da rede de comunicação formada na cidade e veiculará exclusivamente as propagandas dos candidatos a prefeito, uma vez que foi liberada da obrigação das veiculações das inserções. Isso ocorreu pelo fato de a emissora legislativa compartilhar sua programação com a TV Assembleia, o que confundiria os eleitores que assistiriam as propagandas dos candidatos de São Paulo, da 1h às 13h, e as do município, das 13h à 1h.
Distribuição
As nove chapas majoritárias terão o direito de participar das veiculações na TV que começam na próxima sexta, dia 26, às 13h e às 20h30, sendo que obrigatoriamente cada emissora terá de reservar nesta ordem os seguintes tempos: 17 segundos para Albertão (PSOL); 1 minuto e 58 segundos para Pietá (PT); 2 minutos e 1 segundo para Martello (PSD); 1 minuto e 9 segundos para Carlos Roberto (PSDB); 1 minuto e 17 segundos para Guti (PSB); 2 minutos e 19 segundos para Eli Correa Filho (DEM); 56 segundos para Jorge Wilson (PRB); 39 segundos para Wagner Freitas (PTB) e 6 segundos para Nefi Tales Filho (PPL).
comissões