Cidades

TV Câmara realiza debate com candidatos à presidência da OAB

Nesta sexta-feira (13), a TV Câmara Guarulhos promove o primeiro debate entre os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo canal 7 Digital da NET e pelo site da Câmara (www.camaraguarulhos.sp.gov.br). Cinco chapas concorrem à direção da entidade, mas apenas quatro candidatos aceitaram participar do debate que terá mediação do jornalista Sergio Lessa, diretor de Comunicação, Rádio e TV, da Câmara de Guarulhos.
 
Segundo Lessa, essa iniciativa visa aproveitar a estrutura da TV Câmara para promover eventos que contribuam com o fortalecimento da cidadania e estejam a serviço da sociedade civil organizada. “A ideia é contribuir para a discussão das eleições de uma entidade que interage diretamente com a sociedade em diversas situações”, disse.
 
Os candidatos à presidência da Chapa 1 (Inovação), Rogério Martir; Chapa 2 (OAB + Atuante), Alexandre de Sá Domingues; Chapa 3, Edson Pereira Belo da Silva; e Chapa 4 (OAB pra valer), Selma Regina Grossi de Souza, confirmaram a participação no debate. O candidato pela Chapa 5, Marcos Antonio Santos da Silva, conhecido como My Friend, recusou o convite feito pela TV Câmara e não estará presente.
 
O debate terá quatro blocos e os candidatos terão direito a réplica e tréplica apenas no terceiro. De acordo com as regras (subscritas pelos participantes) no primeiro bloco, o mediador fará uma pergunta para os candidatos, que terão três minutos para responder. Um sorteio definirá a ordem de resposta dos debatedores. A mesma regra definirá a cadeira que cada um irá ocupar, da esquerda para a direita.
 
No segundo bloco, jornalistas de órgãos de Imprensa de Guarulhos (Folha Metropolitana, Guarulhos Hoje, Guarulhos WEB, TV Guarulhos, TV Destaque, Rádio Imprensa, Rádio Boa Nova e Revista Weekend) farão perguntas para os candidatos. A ordem de participação dos jornalistas e para quem serão direcionadas as perguntas também será definida por sorteio. Cada jornalista fará apenas uma pergunta para o candidato sorteado, em até um minuto, sem direito a réplica. O tempo de resposta para cada candidato será de até dois minutos.
 
A abordagem direta ocorrerá no terceiro bloco, quando cada candidato fará uma pergunta ao seu oponente. O primeiro participante será definido por sorteio, que terá a liberdade de escolher para qual candidato irá dirigir a pergunta Pelas regras, cada candidato só poderá responder a uma única pergunta, portanto todos terão a garantia de participação.
 
Nessa etapa, a pergunta deverá ser formulada em até um minuto; a resposta, em até dois minutos; a réplica, em até um minuto; e a tréplica, em um minuto. O equipamento que fará a contagem do tempo estará visível para os candidatos. Quando atingir o tempo máximo permitido, o mediador interromperá o candidato.
 
No último bloco, os candidatos terão três minutos para fazerem suas considerações finais. A ordem de participação também será estabelecida por meio de sorteio. Cada candidato poderá contar com a colaboração de um assessor durante a realização do debate e poderá receber orientações durante o intervalo.
 
Os candidatos deverão chegar à Câmara de Guarulhos com uma hora de antecedência ao debate, para que seja realizado o sorteio da ordem de apresentação dos candidatos e, consequentemente, da posição de cada um. Serão feitos também testes de som e câmera. A tolerância é de 15 minutos de atraso; após será considerada desistência.
 
No dia 18 de novembro, os advogados inscritos na OAB Guarulhos, com direito a voto, vão escolher uma das cinco chapas para comandar a entidade pelo próximo triênio (2016- 2018). A votação será realizada das 9h às 17h, nos locais definidos pela entidade
 
Com transmissão ao vivo pelo Canal 7, da operadora NET e pelo site da Câmara, posteriormente o programa será disponibilizado também no Facebook oficial da Câmara e no site, com reprises até o dia 18 de novembro.
 

Posso ajudar?