Quem foi à Unidade Básica de Saúde Cidade Soberana na manhã de sexta-feira se deparou com uma fila “de virar a esquina”, conforme descreveu um morador ao GuarulhosWeb. Segundo conta uma leitora, as consultas no local são marcadas apenas nos dias 1 de cada mês. "A gente chega lá para marcar consulta e eles não marcam , dizem que só marca dia primeiro de cada mês , porém, dia primeiro para todas as áreas daqui do Soberana e é muita gente que precisa marcar consulta”.
Os moradores relatam que, para piorar a situação, pessoas marcaram consultas para o mês passado não foram atendidos nos dias marcados por falta de médicos e foram obrigados a enfrentar a fila novamente.
A Secretaria de Saúde esclarece que o quadro completo desta unidade é de seis médicos, mas está atendendo com cinco, sendo que um está de férias no momento. Por fim, a Secretaria informa que está empreendendo esforços para repor a grade de profissionais e esclarece que não é recomendação da pasta o agendamento de consultas em um único dia. Por isso, irá apurar o fato