A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Rede de Apoio ao Imigrante e parceria do Centro de Apoio ao Migrante promove mais uma Feira de Saúde, Cultura e Cidadania da Comunidade Hispânica.
A terceira edição do evento será realizada neste domingo (16), das 10 às 15 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jacy, que fica na rua São Geraldo da Piedade nº 45 (Jardim Jacy).
Vários serviços serão oferecidos, incluindo exames, vacinação, emissão de documentos, orientações jurídicas e financeiras, além de atividades de lazer e atrações para as crianças. O público-alvo da feira são as pessoas de nacionalidade sul-americana, especialmente bolivianos. Para tanto, o evento contará com a participação de voluntários da comunidade latino-americana, para facilitar a comunicação.
Estarão envolvidos na ação médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares de enfermagem, além de moradores do bairro e profissionais do Fundo Social de Solidariedade. No âmbito da Saúde, serão realizados serviços como emissão do cartão SUS, aferição da pressão arterial, vacinação para adultos e crianças, orientações odontológicas e avaliação bucal com foco no câncer de boca.
Também será realizado agendamento e oferecidas orientações sobre o exame de Papanicolau (para diagnóstico do câncer do colo de útero), testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites, bem como ofertados exames de glicemia (diabetes) para os que estiverem em jejum.
Além disso, os profissionais de saúde também farão uma busca na comunidade por pessoas com sintomas de tuberculose (tosse há mais de três semanas) e com suspeita de tracoma (doença que pode levar à cegueira). A 3ª Feira de Saúde, Cultura e Cidadania da Comunidade Imigrante também vai oferecer massagem, orientações jurídicas e financeiras, bem como músicas, comidas típicas, e brincadeiras para as crianças.