Saúde

UBS Soberana discute o impacto das hepatites virais na saúde pública

Os agentes comunitários de saúde da UBS Soberana participaram de uma ação de sensibilização nesta quarta-feira (22) sobre prevenção e promoção de saúde em relação às hepatites B e C e o impacto na saúde pública, em uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, e a empresa de biofarmacologia Gilead Sciences.

A ideia é fomentar o olhar territorial desses profissionais para a busca da população-chave para a testagem. Os agentes têm um papel muito importante na comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente e propicia o contato direto com as equipes, com foco na melhoria na qualidade de vida da população.

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode estar relacionada a diversas causas, como o uso de alguns medicamentos, intoxicação por produtos químicos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a contaminação por agentes infecciosos.

“As hepatites virais têm ampla distribuição mundial e estão entre as doenças infecciosas de maior importância em saúde pública. Os vírus são os principais causadores”, explicou a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Fernanda da Matta.