Os rebeldes separatistas do leste da Ucrânia retomaram o lançamento de mísseis, medida que havia sido proibida de acordo com o cessar-fogo assinado em fevereiro em Mink, informou o Exército da Ucrânia.
Em comunicado, o Exército afirmou que os rebeldes lançaram mísseis na segunda-feira contra a cidade de Avdiivka, em poder do governo, que fica próxima a Donetsk, principal reduto dos separatistas.
Em um discurso em uma conferência em Kiev, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, alertou que a retomada das ofensivas é uma ameaça perene. “A guerra pode começar a qualquer momento, mas estamos preparados para fazer o possível para dissipar qualquer espaço para dúvidas ou retiradas”, afirmou.
Eduardo Basurin, porta-voz das forças separatistas em Donetsk, por outro lado, acusou a Ucrânia de dezenas de violações do cessar-fogo. Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa(OSCE) confirmaram que as tropas ucranianas usaram artilharia recentemente nas áreas controladas pelos rebeldes, disse Basurin.
Mais de 6 mil pessoas morreram e 1 milhão foram atingidas pelo conflito entre a Ucrânia e os rebeldes separatistas apoiados pela Rússia no último ano. Fonte: Associated Press.