A Ucrânia está acusando serviços de segurança da Rússia de planejar e lançar um grande ataque cibernético que afetou computadores de todo o mundo nesta semana. A agência de segurança ucraniana, conhecida como SBU, afirmou que estruturas similares no vírus e ataques anteriores contra a infraestrutura do país indicam a participação da inteligência russa.
A SBU ainda apontou que os responsáveis pelo ataque se mostraram desinteressados em lucros financeiros e estavam mais interessados em provocar caos na Ucrânia. As autoridades russas não se pronunciaram até o momento.
Os computadores na Ucrânia foram os mais afetados pelo ataque cibernético, incluindo máquinas do governo, empresas de energia e caixas eletrônicos, que ficaram fora do ar temporariamente. Durante o ataque, empresas russas, incluindo a petrolífera estatal Rosneft, disseram que foram afetadas pelo ransomware. A maioria dos computadores voltou a funcionar 48 horas após o ataque.
Em 2014, autoridades ucranianas acusaram a Rússia de apoiar ataques ao sistema de votos na eleição presidencial. Em 2015, as acusações voltaram à tona quando o fornecimento de energia elétrica foi interrompido.
As relações entre Rússia e Ucrânia entraram em colapso em 2014, quando a Rússia anexou a região da Crimeia e começou a apoiar separatistas. Fonte: Associated Press.