Estadão

Ucrânia: premiê participará de reuniões de Primavera do Banco Mundial e do FMI

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, e outros altos funcionários do país participarão das reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), na próxima semana, em Washington (EUA). A informação foi obtida pela <i>Dow Jones Newswires</i>.

Na última semana, um funcionário do Banco Mundial disse ao <i>The Wall Street Journal</i> que o ministro das Finanças da Ucrânia, Serhii Marchenko, e o presidente do Banco Central ucraniano, Kyrylo Shevchenko, também participarão de uma série de reuniões bilaterais e multilaterais. Segundo o Banco Mundial, as reuniões de Primavera deste ano devem se estender de 18 a 24 de abril.

Neste sábado, 16, mais cedo, Shmyhal escreveu no Twitter que havia discutido com o diretor do Departamento Europeu do FMI, Alfred Kammer, o papel do fundo no apoio financeiro à Ucrânia durante e após a guerra.

O futuro do conflito ainda é incerto. Também na manhã deste sábado, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse em entrevista ao site <i>Ukraïnska Pravda</i> que "a eliminação" de soldados ucranianos em Mariupol "acabaria com qualquer negociação de paz" com Moscou, segundo informações da agência <i>France-Presse</i>.

Posso ajudar?