A União Europeia chegou a um acordo de princípio para enviar um pacote de ajuda financeira de 18 bilhões de euros à Ucrânia e aprovar um imposto mínimo para as grandes corporações em uma grande jogada que superou uma divisão entre o bloco e a Hungria, membro recalcitrante.
Os 27 enviados dos países da UE chegaram a um acordo na noite desta segunda-feira em um movimento que também vê Budapeste recebendo uma parte maior dos fundos prometidos que há muito estão em risco devido a reclamações de outros estados membros de que o primeiro-ministro Viktor Orban se desviou do regime democrático Estado de Direito.
A Hungria havia usado seu veto até agora, em meio a reclamações de outros de que Orban estava abusando de seus poderes para obter seus fundos de recuperação e ajuda.
O acordo ainda é provisório porque precisa ser assinado, mas não são esperados grandes obstáculos. O acerto ocorre antes da cúpula de líderes da UE na quinta-feira e uma desavença contínua com Budapeste poderia ter tornado a reunião em um assunto complicado.