Uip: Seguramente, teremos doentes graves; Doria autoriza mais 1.400 leitos de UTI

O médico infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus do governo de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira, 16, que, "seguramente", haverá casos graves de pacientes com a covid-19. Uip afirmou também que o governador João Doria (PSDB) autorizou a oferta de mais 1.400 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UIT), além de 1.200 já disponibilizados. O secretário de Saúde do Estado, Luiz Henrique German, complementou, ao afirmar também que haverá "perdas". "Não se iludam que não teremos perdas", declarou.

Uip disse que no momento o sistema de saúde suplementar tem um número maior de pacientes com coronavírus. O médico infectologista disse, no entanto, que não há ainda informações do sistema de saúde privado sobre a quantidade de pacientes em estado grave. "O que está mais pressionado (<i>no momento</i>) é a saúde suplementar", esclareceu.

De acordo com Uip, em pouco tempo o serviço público de saúde também estará pressionado com o aumento no número de casos. "Sabemos dos casos graves e como enfrentar essa adversidade", disse.

O secretário de Saúde do Estado, Luiz Henrique German, afirmou que as cirurgias eletivas foram suspensas para haver uma "folga" nos serviços de Saúde no atendimento a pacientes de coronavírus.

<b>Vacina</b>

German disse ainda que "o desenvolvimento de uma vacina, atualmente, para esta epidemia, tem uma expectativa de <i>(ficar pronta em)</i> 18 meses ou mais. Por isso, os esforços estão voltados para se estabelecer um medicamento para tratamento inicial e não na questão da vacina". German disse também que "o nosso Instituto Butantã participa de um trial internacional no sentido de desenvolvimento de uma vacina".

Posso ajudar?