No próximo final de semana, ocorrerá uma prova que tem lugar garantido no rol das provas de maior esforço físico do planeta. E tem guarulhense participando!
Trata-se da versão brasileira do Ultraman, prova que desafia o atleta em 3 dias, pelo litoral de Paraty e capital do RJ, a completar 515km distribuídos em natação em mar aberto, bicicleta em estrada e corrida no asfalto da rodovia, nos moldes da competição do Havaí, na Ilha de kailua-Kona, que já acontece há 30 anos.
No total seriam 32 atletas, isto é, vagas. Até o momento, já houve desistência de quase um terço por vários motivos (lesões por demasiado esforço no treinamento, por exemplo), sendo substituído e, enfim – antes mesmo da largada – sobraram 27 guerreiros de várias nacionalidades.
“É praticamente o dobro da distância do Ironman, que já é uma prova difícil, variando de 8 a 14 horas, alternando 3.800 metros de natação, 180km de bicicleta e uma maratona de 42km corrida, mas me preparei para fazer muito amis do que isso”, lembrou Eduardo Albuquerque, guarulhense participante.
Para participar da prova há um verdadeiro vestibular, no qual se iniciou com uma entrevista e um estudo de currículo que afere a obrigatoriedade da participação de pelo menos uma prova de Ironman ou uma Ultramaratona (84km), bem como – é claro – da assinatura de um termo de responsabilidade.
Entre os participantes estão Australianos, Americanos, Havaianos, Ingleses, Argentinos e brasileiros. Eduardo é o mais jovem entre os atletas e vem se dedicando aos treinos há 2 anos, sendo que no meio desse caminho ele encaixou, o desafio de fazer a Maratona no Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, um lugar que tem temperaturas que variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia.
O atleta concluiu a prova de estreia em 7o. lugar em sua categoria (25 a 29 anos) e 30o. no geral. Ele saiu com uma temperatura de 9 graus e, depois de 1h30, a temperatura subiu para 30 graus, obrigando a deixar parte das roupas no posto de abastecimento. A pior parte do percurso, embora a altitude que prejudicasse a respiração, obrigando a fazer a prova totalmente ofegante, foram as dunas, cuja areia fofa fazia com que os pés afundassem e, consequentemente, a areia entrava no calçado provocando ferimentos.
Eduardo Albuquerque já participou de várias provas em situações extremas. Tem em seu currículo 3 provas de Ironman (3,8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida) e outras 8 de “meio” Ironman (70,3 milhas), oportunidade em que figurou entre os 20 melhores de sua categoria.
Acompanhe no site www.ub515.com.br a cobertura competa do evento que tem sua largada no dia 17/04, às 7h em Paraty e chegada no Rio de Janeiro, precisamente no Pepê, Barra da Tijuca.