A Ultrapar Participações anuncia associação com a Chevron para criar uma nova empresa no mercado de lubrificantes. No capital da nova empresa, a Ipiranga terá fatia de 56% e a Chevron, de 44%. O valor da transação não foi revelado e sua conclusão depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A nova empresa irá comercializar lubrificantes, graxas, aditivos e coolants por meio das marcas Ipiranga e Chevron. Em comunicado, a Ultrapar diz que as empresas são complementares e experientes neste mercado, e que a associação visa compartilhamento de melhores práticas e fortalecimento de posição no mercado brasileiro de lubrificantes.
A Ultrapar destaca a capilaridade dos canais de vendas no Brasil por meio da rede de 7.241 postos da Ipiranga, dos quais 1.473 contam com a franquia de serviços automotivos Jet Oil, e a rede de distribuidores de lubrificantes da Ipiranga e da Chevron.
Ainda conforme o comunicado, em 2015, a Ipiranga comercializou 206 mil metros cúbicos de lubrificantes, graxas e aditivos, obtendo receita de R$ 1,1 bilhão, ao passo que a Chevron comercializou 145 mil metros cúbicos de lubrificantes, graxas e fluidos para radiadores, com receita estimada de R$ 900 milhões.