Artigos

Um grande passo na defesa do Direito Social

Junho foi muito especial para mim. O início de um novo ciclo – mês em que assumi a presidência da Diretoria do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), que já faz parte da minha vida há sete anos. Em particular, claro que é uma grande conquista, mas, também, remete a um sentimento de "dever cumprido", já que é a primeira vez que um advogado do Alto Tietê chega ao cargo máximo da entidade. Também é inédito na trajetória do colegiado uma mulher ser conduzida à função. 
 
A história do IAPE é longa. Teve início em 2003, quando um grupo de advogados decidiu unir forças na defesa das prerrogativas profissionais e na luta pelos direitos sociais, bem como no desenvolvimento de estudos voltados ao Direito Previdenciário. 
 
Com o passar do tempo,  o número de membros da associação aumentou, resultando na ampliação da participação do Instituto por todo o Brasil. Por conta disso, o IAPE passou a ser um Conselho Federal, contando com sedes em diversas cidades e Estados do País. Com o tempo, a entidade ganhou maior credibilidade, não apenas entre os advogados, mas, principalmente, entre os ministros de Estado, Procuradoria Geral da União, Poder Judiciário e outros órgãos governamentais.
 
Nosso objetivo, a partir de então, é expandir o Instituto. Para tanto, criamos Comissões e Representações Regionais, ao lado de outros apaixonados pelo Direito Social e que estão dispostos a fazer a diferença em prol da Advocacia Previdenciária. 
 
Para o vigente biênio (2015/2017), foram criadas 25 Comissões, que estão sendo presididas por profissionais renomados do Direito Previdenciário e que têm larga experiência nesta seara. Uma delas, aliás, é destinada à criação de cursos, de palestras e de seminários, visando o aperfeiçoamento do advogado, para que o profissional possa estar atualizado sobre as constantes mudanças na Legislação Previdenciária.
 
Dentro de algumas semanas, o site do IAPE também ganhará novos contornos. Nos planos está um layout moderno, interessante e de fácil navegação, informações sobre o mundo do Direito Previdenciário, notícias, julgamentos importantes e entrevistas com especialistas da área.
 
Todos esses investimentos têm a finalidade de sustentar a continuidade dos objetivos que motivaram a criação do IAPE há 12 anos. São eles: promover a união entre os operadores do Direito Previdenciário; incentivar a Cultura e a especialização acadêmica dos profissionais; e cooperar com a Justiça Previdenciária e com os órgãos governamentais, a fim de fomentar a eficiência na prestação de serviços públicos e resultar em melhores condições de trabalho para os advogados. 
 
Nesses dois próximos anos, estaremos juntos, cumprindo nosso papel de defender os interesses e as prerrogativas dos nossos associados e da classe. Será uma nova era do IAPE. Quem puder embarcar comigo nesta aventura, será muito bem-vindo!
 
* Luciana Moraes de Farias
Formada em Direito, pela Universidade Braz Cubas (UBC), tem especialização em Processo Civil, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo; e em Previdência, pela Escola Superior de Direito (ESD). Ainda na PUC, cursou Mestrado em Direito Previdenciário e, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), frequentou o curso Política e Estratégia. É professora de graduação e de pós-graduação; diretora do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, membro da Comissão de Previdência da OAB Suzano, e presidente da Diretoria do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE) 
 

Posso ajudar?