Bela Vista, o distrito de São Paulo onde está localizado o teatro, não poderia ser mais representativo do universo cultural rico, complexo e diversificado da maior cidade do país. Nele surgiram espaços para abrigar tanto obras de grandes criadores da Arte Erudita Mundial, como os pintores Rafael, Ticiano, Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec, Gauguin, Modigliani e Van Gogh – pertencentes ao acervo do Museu de Artes de São Paulo – como barracas com comidas de tradicional manifestação popular religiosa, a Festa de Nossa Senhora deAchiropita.
Tanto salas de espetáculos renomadas – como as dos teatros Bibi Ferreira, X, Ágora, Abril, Brigadeiro, Maria Della Costa, Oficina, Raul Cortez, Ruth Escobar, Imprensa Denoy de Oliveira – como incontáveis cantinas que cultuam a culinária italiana. (Não foi à toa que o compositor mais identificado com a capital paulista, Adoniran Barbosa, compôs o Samba do Bixiga – em homenagem a um dos bairros que compõem aquele distrito, junto com o Morro dos Ingleses). Tanto o luxuoso Maksoud Plaza como pensões baratas para turistas estudantes.
Com mais de mil assentos em sua platéia, o teatro tem também palco italiano de 27 metros de largura e profundidade de 22 metros. Pois isto, no seu fosso podem se acomodar confortavelmente 40 músicos. O site oficial do Governo paulista, o apresenta assim: “palco de inúmeros espetáculos nacionais e internacionais de dança, teatro, shows e orquestras… conta com uma excelente infraestrutura, com salas de ensaio e camarins para grandes companhias”.
Na escolha do nome daquele teatro, os atores de São Paulo não tiveram dificuldades em encontrar quem lhes permitisse homenagear a tradição do Bela Vista como área de encenação das grandes peças clássicas universais. Pois, quando atuaram no prédio do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, instalado num das ruas do Bela Vista, a Major Diogo, circularam por muito tempo naquele distrito, artistas da grandeza de Cacilda Becker, Tônia Carrero, Fernanda Montenegro, Dionisio Azevedo, Cleyde Yáconis, Nydia Lícia, Nathalia Timberg, Tereza Rachel, Paulo Autran, Sérgio Britto, Jardel Filho, Walmor Chagas eÍtalo Rossi. O nome do Teatro Sérgio Cardoso saiu desta honrosa lista, em homenagem ao grande ator paraense que atuou em São Paulo.