Em 1997, o cantor Gilberto Gil lançou um de seus melhores discos, Quanta, que trazia, entre as 16 faixas, a música Pela Internet, que falava, naquele momento, da novidade que seria se comunicar com o mundo, através daquele instrumento, com seus websites, homepages, gigabytes e hot-links, como dizia a letra.
Há alguns anos, o cantor, compositor e diretor, Oswaldo Montenegro, assim como profetizava a música de Gil, previu que a internet seria a melhor plataforma para divulgar seus trabalhos. “Inaugurou um novo tempo. A internet nos leva para o mundo. Em agosto, vou a Moscou, assistir, no Teatro do Kremlin, à orquestra sinfônica local executar só músicas minhas em um espetáculo chamado Peter Pan, do Ballet Bolshoi. Isso é fruto da internet”, falou ele por telefone, de sua casa no Rio, à reportagem.
Montenegro vem produzindo muito nos últimos anos – além de discos, shows, peças de teatro, musicais e websérie, ele está com uma série que está no ar no Canal Brasil, De Sonhos e Segredos, escrita e dirigida por ele. Também lançou seu último filme, O Perfume da Memória, diretamente no seu canal no YouTube, que já foi visto por quase dois milhões de internautas.
“Um dos produtores do longa Tomates Verdes Fritos, quando veio ao Brasil, me procurou porque conhecia meus dois primeiros filmes (Léo e Bia e Solidões), e na conversa que tivemos, ele me aconselhou a lançar tudo que eu estava fazendo no meu canal no YouTube. Ele disse que se esquecesse do mundo, porque os frutos viriam”, revelou o cantor.
Um dos trabalhos do artista, a websérie Nossas Histórias, também disponível no seu canal, acabou gerando o conceito do seu novo show, com o mesmo título, que ele apresenta neste sábado, 4, no Tom Brasil.
A concepção do show nasceu da sua relação de amizade e de profissão com a flautista Madalena Salles, que apresenta a websérie contando algumas histórias dela com o cantor (eles foram namorados no início da carreira do cantor).
“Este novo espetáculo é fruto de minha amizade com Madalena, que toca flauta em várias das canções que vamos mostrar hoje e que fizeram parte da nossa história. Madalena foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, declara.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.