Opinião

Uma festa da firma um tanto diferente

Na semana que vai começar, tem festa na firma. Como se trata de um veículo de comunicação, que produz uma série de diferentes produtos, a comemoração não se restringirá a presença dos funcionários. Nem tampouco de seus familiares. Vai ser bem maior, até para dar a dimensão do tamanho que virou esse negócio chamado Mídia Guarulhos.


 


O principal teatro da cidade foi reservado. Um ator global apresentará um espetáculo. Haverá comes e bebes para convidados, formados por amigos, clientes e parceiros. Porém, independente do tamanho do espetáculo e de quem irá participar, gosto de olhar em volta e perceber o tanto que esse trem avançou, como dizem lá em Minas. A história toda começou em 22 de maio de 2009, há exatos nove anos, quando o amigo Luciano Maciel colocou na rua os primeiros 30 mil exemplares do Jornal do Farol, naquela época apenas em Guarulhos.


 


De lá para cá, uma série de outros produtos que elevaram esse número para perto de 2.500.000 unidades editoriais ao longo de um mês. Parece até o milagre da transformação de um grupo em que entrei em 2006 e ajudei, de alguma forma, a construir. Muita gente pode não se dar conta dessa grandiosidade, mas atualmente somos responsáveis pela edição de seis jornais semanais e um diário, além do portal GuarulhosWeb – uma criação nossa de 1999 que passou a integrar a “firma” 10 anos depois.


 


Para quem está lendo agora esse texto ou apenas pega um exemplar, seja de uma das edições do Jornal do Farol ou do HOJE, na esquina para se informar, pode não ter noção da complexidade que é todos os dias produzir  o melhor. Sim. Sabemos que erramos, que temos nossas limitações, mas temos uma mania incontrolável de buscar a excelência. A qualidade. Coisa de jornalista, que trabalha incessantemente em nome da verdade. Da transformação da sociedade. O sucesso do Mídia Guarulhos é um exemplo de que é possível avançar.


 


A festa da firma vai passar. As pessoas vão adiante. Buscam novos espaços. O mundo é dinâmico. Vamos seguindo, passo após passo, em um caminho que não tem volta.


 


Ernesto Zanon


Jornalista, diretor de Redação do Grupo Mídia Guarulhos, escreve neste espaço na edição de sábado e domingo


No Twitter: @ZanonJr

Posso ajudar?