Ainda jovem, o conferencista gaúcho Eduardo Tevah, em conversa com seu pai, afirmou que estava descontente com os resultados colhidos nas palestras que vinha assistindo. – Pai, parece que eu já sei tudo o que o expositor transmite. Somente uma informação ou outra é novidade para mim. A resposta foi: “Isso é sinal de que você sabe muito, filho amado, mas não sabe tudo. Abra os ouvidos da mente e do coração, e aprenda tudo o que puder”. Grande valor nós encontramos no conselho desse homem. A cada dia em que nós vivemos, estamos aprendendo algo com alguém. A verdade não poderia ser outra.
O empresário e palestrante Marcelo Dória desenvolveu o tema “Supere a crise com excelência e criatividade no atendimento ao cliente”, no Dia do Comerciante (16/07), na ACE-Guarulhos. Ele esbanjou simpatia, e fez comentários sobre a total inutilidade de nós reclamarmos do governo, dos colaboradores, dos tributos e dos clientes.
Após mais de uma hora, agregando informações de imenso valor – inclusive contando como foi o início de sua trajetória profissional, repleta de desafios -, Marcelo agradeceu a todos pela atenção e já estava prestes a despedir-se de seu público, quando uma moça na plateia pediu para fazer mais uma pergunta: “Quando foi que você começou a acreditar que a sua experiência poderia ser útil a outros empresários?”.
A resposta surpreendeu todos os presentes, e quem sabe ao próprio palestrante… “Nós devemos ser inteligentes o suficiente, a fim de entendermos que sempre teremos muito a aprender”. Marcelo emocionou-se após pronunciar essas palavras. Valeu a palestra! Muito obrigado à moça que o indagou. A audição ativa deve ser praticada por todos nós, durante todo o tempo. Falar bem é relativamente fácil; ouvir com eficácia, porém, é muito difícil. Escutar atentamente a mensagem, portanto, é o caminho para a nossa evolução nos diversos campos da vida.