A ex-vereadora Adriana Afonso (PMN) entra na disputa para ser a vice na chapa do deputado estadual Jorge Wilson (PRB) na corrida à Prefeitura. Ela disputa o posto com o empresário Marcio Nakashima (PRP) e o sindicalista José Pereira (PDT). O nome dela, que já foi candidata a prefeita de Guarulhos em 2008 pelo PMDB, foi apresentado pelo PMN, que acaba de aderir à pré-campanha do Xerife ao lado do PROS.
Aptos às eleições
Pelo menos três lideranças com potencial eleitoral se licenciaram de seus cargos à frente de sindicatos e associações de classe no início deste mês para estarem aptos a disputar algum cargo em 2 de outubro. O suplente de vereador William Paneque (PSDB) deixou a presidência da ACE (Associação Comercial e Empresarial), enquanto Pedro Zanotti (PCdoB) e José Pereira (PDT) saíram temporariamente do comando dos sindicatos dos servidores e metalúrgicos, respectivamente. Os dois primeiros devem tentar a Câmara Municipal, enquanto o terceiro deverá ser vice em alguma chapa de prefeito (esta entre Jorge Wilson do PRB e do petista Eloi Pietá).
Doutor na Câmara
Sem médicos nesta legislatura, a Câmara Municipal pode voltar a ter doutores na próxima. Entre os profissionais da saúde que estão retornando à política, aparece o conceituado doutor Altamir Vaz, pelo PPS, que está se coligando ao PSB do pré-candidato a prefeito Guti. O médico, que tem ótima aceitação tanto entre os colegas de profissão como entre clientes e amigos, disputou a Prefeitura de Guarulhos em 2000, quando obteve mais de 7 mil votos. Depois, abandonou a política.
Na eleição passada
Peças utilizadas na campanha para deputado em 2014 começam a ser espalhadas nas redes sociais para mostrar a ligação dos pré-candidatos a prefeito de Guarulhos, que se apresentam como oposição ao PT. O federal Eli Correa Filho (DEM), que obteve cerca de 15 mil votos em Guarulhos, não economizou esforços naquela ocasião para se aproximar dos eleitores, independente do partido. Tanto que fez muita propaganda junto ao estadual Auriel Filho (PT).
Poço sem fundo
Em evento de apoio à candidatura do pré-candidato do PSB a prefeito, Guti, a ex-senadora Marina Silva voltou a defender, em Guarulhos, a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE. “Diante de tudo o que aconteceu hoje, o TSE tem em suas mãos a possibilidade de dar ao Brasil uma nova perspectiva. Nós estamos num poço sem fundo na política brasileira”, disse em relação aos pedidos de prisão dos caciques do PMDB – senadores Renan Calheiros e Romero Jucá, além do ex-presidente José Sarney e do deputado federal Eduardo Cunha.