Cidades

UnG é a IES que mais forma professores para a rede estadual de ensino

A Universidade Guarulhos (UnG) é a instituição de ensino superior que mais formou professores para a rede estadual de ensino público de SP. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Comissão Coordenadora de Comemoração de 80 anos da Universidade de São Paulo (USP).
 
Segundo o documento, apenas 2,57% dos professores são formados pela Universidade de São Paulo (USP), enquanto que a UnG, instituição particular, formou 4,01%; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 3,78%.
 
A base dos resultados, publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo” (27/12/2014), é uma amostra de cerca de 104 mil docentes, entre aproximadamente 175 mil profissionais. Os demais não tinham a instituição de origem cadastrada. No total, a rede tem 250 mil professores, entre concursados e temporários.
 
O resultado positivo é reflexo da origem da UnG. Fundada em 1970 por seis educadores, a Instituição oferecia apenas cursos de licenciatura e, ao longo dos anos, ampliou o leque de graduação. Hoje, a Universidade tem as seguintes opções de formação para a carreira docente: Ciências Biológicas, Educação Física, Química, Artes Visuais (Educação Artística), Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Outro ponto está ligado à qualidade da formação, que busca preparar os estudantes para todos os desafios da área, com atividades práticas e teóricas conduzidas por docentes de referência. 
 
Apesar da baixa procura pela carreira docente registrada nos últimos anos, os que optam pela profissão têm se sobressaído. Quais as vantagens de ser professor hoje? Além das salas de aula, há boas oportunidades em empresas? Quais os cursos de Licenciaturas mais aquecidos no momento?

Posso ajudar?