Cidades

UNG é favorita para ficar com o curso de medicina em Guarulhos

São grandes as possibilidades da UNG (Universidade Guarulhos) ser a entidade credenciada pelo Governo Federal a receber o curso de medicina na cidade. Na cerimônia solene, da última segunda-feira, de assinatura do termo de compromisso que autoriza o funcionamento do curso no município, apenas representante da instituição de ensino guarulhense marcou presença.
 
Um dos requisitos destacados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi a credibilidade da instituição, além de estar atuando no mercado há mais de seis anos. A entidade representada no ato pelo vice-reitor, Mário Perito, possui 45 anos de existência com 5 campi em Guarulhos, São Paulo e região do Alto Tietê.
 
Além da UNG, também manifestaram o desejo de contar em sua grade curricular com o curso de medicina – a Uniesp – Facig, Universidade São Judas e a Anhanguera. No entanto, nenhuma delas contou com representantes durante o encontro proporcionado entre Chioro, parlamentares da cidade, representações da área da saúde do município e o prefeito Sebastião Almeida (PT).
 
Procurada pelo GuarulhosWeb para esclarecer os reais motivos pela ausência na cerimônia, a Uniesp – Facig (Faculdade de Ciências de Guarulhos) confirmou o interesse em oferecer o curso de medicina, porém, justificou a sua não participação por estar aguardando a publicação do edital, e assim decidir pela participação no processo licitatório.
 

Já a Universidade São Judas, que não possui instalações na cidade de Guarulhos, diz estar atenta ao avanço do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e que está atendo ao desenvolvimento desta propositura que tem a finalidade de criar novos cursos de medicina em diferentes cidades da Grande São Paulo. A instituição educacional que possui dois campi na Capital, afirma que vai se pronunciar somente após a publicação do edital de licitação.

Em contrapartida, a Anhanguera Educacional, via assessoria de imprensa, diz que irá se manifestar sobre o assunto após a publicação do edital de licitação. A instituição de ensino possui um campus na cidade – da antiga Faculdades Integradas Torricelli. Ela também não compareceu na cerimônia de assinatura do termo.
 

Posso ajudar?