Educação

UNG finaliza atividades da segunda turma do projeto Engraxate Cidadão

Na semana que vem os alunos irão dar os primeiros passos para uma mudança de vida, onde iniciarão a segunda etapa da ação

Os 20 participantes da segunda turma do projeto social Engraxate Cidadão concluíram a primeira etapa do curso, ontem, na Universidade Guarulhos (UNG) – idealizadora e coordenadora do projeto. Com o objetivo de resgatar o ofício de engraxate, oferecer oportunidade e preparar pessoas – que por diferentes motivos, enfrentam dificuldades financeiras – para o mercado de trabalho.

O curso oferece também capacitação desde atendimento ao cliente, marketing, gestão financeira, informática e as aulas práticas da profissão, que são orientados por um professor especialista. “O aluno recebe um suporte para enfrentar o mercado de trabalho como um profissional qualificado”, disse a coordenadora do projeto, Lislei Freitas.

E segundo a coordenadora, na semana que vem os alunos irão dar os primeiros passos para uma mudança de vida, onde iniciarão a segunda etapa da ação. Eles serão alocados em diferentes pontos da cidade, como Shopping Internacional de Guarulhos, Hotel Slaviero, Hotel Domani, Shopping Bonsucesso, entre outros. E poderão contar com a ajuda dos alunos da primeira turma que darão dicas e suporte aos iniciantes. “Da primeira turma 30 alunos já estão trabalhando, ou seja, metade dos participantes”, contou Lislei.

Assim como os primeiros alunos, eles terão direito a uma bolsa de estudos em curso de graduação na UNG e 70% da renda provinda da atuação como engraxates. Os 30% restante são revertidos de volta ao projeto inicial, para comprar material, uniforme, etc. A aluna de biomedicina Marcele Cordeiro Barbosa, de 22 anos, disse que a bolsa de estudo foi a sua maior motivação ao se inscrever no programa, porém após a participação começou a pensar de um modo diferente. ”Comecei a ver a profissão por outro ângulo”, disse. Já para Ricardo de Castro, de 30 anos, que atualmente está desempregado as oportunidades só irão aumentar, mas ele confessa que ainda não decidiu qual curso irá fazer. “Com uma bagagem acredito que a situação irá melhorar”, relatou. E para quem quiser participar da próxima turma em novembro será aberto um novo edital pelo site da universidade – www.ung.br – os candidatos passam por uma avaliação de perfil e iniciam as aulas em dezembro.

Posso ajudar?