Com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Prefeitura entregará no domingo, às 15h, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento 24h) São João. Localizado na estrada Guarulhos-Nazaré, esquina com a avenida Monte Alegre, o serviço dará um grande salto na assistência de urgência e emergência, beneficiando mais de 100 mil moradores da região.
Com 1.384 m² de área construída, a UPA tem capacidade para atender mais de 600 pessoas por dia, oferecendo assistência em clínica médica, pediatria, ortopedia e urgências odontológicas, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X digital.
A UPA terá 20 leitos, entre adulto e infantil, e contará com cerca de 250 profissionais. O grande diferencial é que a unidade trabalhará em rede.
UPA oferecerá equipamentos de ponta à população
Construída com recursos do Governo Federal, a UPA São João tem a missão de oferecer assistência de urgência e emergência, evitando que os pacientes tenham de disputar espaço com casos mais graves em hospitais.
O serviço é totalmente informatizado e equipado com aparelhos de ponta, como por exemplo o raio X digital, que permite a emissão de laudos à distância, sem necessidade de revelação da chapa.
A UPA contará também com a retaguarda de ambulâncias para realizar eventuais remoções a hospitais. Com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, a unidade pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.