A Polícia Militar de São Paulo prendeu um homem de 22 anos que carregava, no interior de seu veículo, diversos equipamentos eletrônicos usados para aplicação de golpes. O suspeito foi abordado pelos policiais na noite de terça-feira, 23, enquanto dirigia pela Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na zona leste da capital. Os aparelhos foram encontrados dentro do carro, um Jeep Renegade.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os equipamentos que o jovem levava no carro interferiam no sinal dos celulares das pessoas ao redor e disparava automaticamente mensagens de textos. As mensagens tinham um link de uma página que simulava um banco para roubar dados das vítimas. O texto dizia que havia pontos de um suposto cartão de crédito que poderiam ser trocados por benefícios. O dispositivo foi chamado pela SSP de "unidade móvel" do golpe.
O motorista, que não tinha habilitação, confessou que recebia uma quantia em dinheiro para circular pela cidade com os equipamentos. O valor obtido com os golpes era depositado na conta da namorada dele, que é menor de idade.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os aparelhos foram apreendidos e o suspeito permanece detido à disposição da Justiça. A investigação deve prosseguir para identificar outros envolvidos no esquema.
O caso foi registrado como associação criminosa, invasão de dispositivo informático, dirigir sem permissão ou habilitação, desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações e corrupção de menores no 42.° Distrito Policial (Parque São Lucas).