Cidades

Unidades móveis de assistência social ultrapassam 80 mil atendimentos em Guarulhos

As quatro unidades móveis de atendimento assistencial de Guarulhos já realizaram 80,5 mil atendimentos desde começaram a prestar serviços há cerca de três anos. Nesse período, as três unidades do CadMóvel realizaram 62,7 mil atendimentos e a Van do CadÚnico, 17,8 mil.

As unidades móveis oferecem serviços vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como cadastro novo, atualização de dados, consulta de benefícios sociais, como o Programa Bolsa Família, o BPC-Loas, entre outros. “A descentralização é um objetivo da gestão, que procura facilitar o acesso a tais serviços sociais para aquelas famílias mais vulneráveis, que não possuem condições de se locomoverem até as unidades de atendimento mais centralizadas”, comentou Fábio Cavalcante, secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Marca Histórica

Em Guarulhos 87,4% dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) estão com os dados atualizados. As informações são de agosto de 2023 e o número reflete o maior percentual já alcançado na cidade, superando os 83,2% alcançado no último mês de maio. A atualização dos dados do CadÚnico é essencial para a manutenção do recebimento de benefícios para a população em vulnerabilidade.

“A rotatividade dos equipamentos móveis de assistência social foi fundamental para alcançar esses números. A Van do CadÚnico e as três unidades do CadMóvel somam hoje mai de 80 mil atendimentos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante. Os quatro veículos fazem parte do serviço de busca ativa do município e circulam pelos bairros oferecendo às famílias em situação de vulnerabilidade social a inscrição e a atualização dos dados do cadastro.

Tal marca faz com que Guarulhos se destaque em relação a outras metrópoles, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO), com índices de 75%, 86%, 79% e 86%, respectivamente.

CadÚnico

O Cadastro Único é um banco de dados do governo federal, por meio do qual a população consegue solicitar benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC-Loas, Carteira do Idoso, ID Jovem, Viva-Leite, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Para ter acesso aos benefícios, as famílias devem realizar o cadastro e mantê-lo atualizado sempre que houver alguma alteração de informações ou a cada dois anos.

Confira as unidades de atendimento assistencial em Guarulhos:

Central do CadÚnico (mediante agendamento): avenida Bom Clima, 425 – Jardim Bom Clima

Telefones: 2408-7020 / 2087-4270. WhatsApp: (11) 99508-5210. Email:

[email protected]

Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Acesse os endereços em: www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras

CadMóvel 1 – CEU Bonsucesso (Avenida Paschoal Thomeu, s/nº, Bonsucesso)

Até 4 de dezembro

CadMóvel 2 – EPG Chico Mendes

Rua Iati, 55 – Jardim Oliveira

Até 5 de fevereiro de 2024

CadMóvel 3 – CEU Presidente Dutra (Rua Maria Paula Mota, s/nº – Jardim Presidente Dutra)

Até 22 de janeiro de 2024

Van do CadÚnico – EPG Josafá Tito Figueiredo (Rua Pedra Azul, 187 – Jardim Maria Dirce)

De 30 de outubro a 10 de novembro de 2023

Posso ajudar?