Saúde

Unifesp recruta voluntários

Os interessados participarão de pesquisas em: alongamento para mulheres na pós-menoapusa, pesquisa com idosos sobre sono e dor em pacientes na pós-menopausa com fibromialgia

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas: pesquisa com idosos sobre sono, e alongamento para mulheres na pós-menoapusa, e dor em pacientes na pós-menopausa com fibromialgia.

Para participar da pesquisa relacionada ao sono, o Departamento de Psicobiologia da Unifesp está com vagas abertas para homens, com idade acima de 90 anos.  Os interessados podem ligar para o telefone, (11) – 9512-4902. Falar com Diego Mazotti.

O Departamento também recruta mulheres na pós-menopausa, com idades entre 50 e 65 anos e queixas de insônia, para participarem de uma pesquisa que avaliará os efeitos do alongamento na qualidade do sono de mulheres nessa fase.

As interessadas devem ser alfabetizadas e não podem apresentar doenças crônicas ou psicológicas e fazer uso de antidepressivos ou hormônios. O estudo visa verificar os efeitos de um programa de tratamento composto por exercícios de alongamento em relação à qualidade do sono subjetiva e objetiva de mulheres na pós – menopausa com queixas de insônia. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone 2149-0155 (ramal 162), falar com Ana Carolina Llanas ou através do e-mail [email protected].

O mesmo contato vale para as mulheres interessadas em participar da pesquisa que avaliará os efeitos do alongamento na qualidade do sono de mulheres nessa fase. As interessadas devem ser alfabetizadas e não podem apresentar doenças crônicas ou psicológicas e fazer uso de antidepressivos ou hormônios. O estudo visa verificar os efeitos de um programa de tratamento composto por exercícios de alongamento em relação à qualidade do sono subjetiva e objetiva de mulheres na pós – menopausa com queixas de insônia.

E para pesquisa que avaliará dor em pacientes na pós-menopausa com fibromialgia podem participar mulheres, entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano na pós-menopausa, serem portadoras de fibromialgia e sedentárias. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal. As voluntárias se submeterão a quatro meses de atividade física três vezes por semana e responderão a um questionário que avaliará a dor subjetiva. 

A triagem das voluntárias será feita no ambulatório do Climatério Rua Embaú, 66 – Vila Clementino nas quartas-feiras das 14h às 17h e nas quintas-feiras das 8hs às 11h00. Informações pelos telefones: 3341-3608 / 9734-9126 / 6692-9598 com Nelma Menezes. Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas.

Posso ajudar?