Saúde

Unifesp recruta voluntários para pesquisa

Universidade é reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício,  da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), está recrutando voluntários para uma pesquisa que visa identificar os efeitos do exercício físico agudo no sistema imunológico realizado em grandes altitudes

Os voluntários devem ser homens com idades entre 18 e 30 anos que façam atividades físicas ao menos duas vezes por semana com boa saúde, não fumantes ou usuários de medicamentos de uso contínuo. Os interessados em participarem do estudo podem entrar em contato com Paola Machado pelo telefone 7745-5372 ou pelo email [email protected]. Os testes serão realizados no CEPE, localizado à Rua Marselhesa, nº 500, 9º andar.

Também a Unidade de Dependência de Drogas oferece 20 vagas no ambulatório de orientação aos pais de jovens entre 12 e 15 anos que consumam álcool, cigarro ou qualquer outro tipo de droga em excesso, mesmo que não sejam dependentes. O ambulatório oferece oito sessões semanais gratuitas às quintas feiras, em horário comercial.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500. O serviço está localizado na Rua Napoleão de Barros, 1038, próximo ao metrô Santa Cruz.

Também estão sendo recrutados voluntários para avaliar a influência do exercício físico sobre as funções cognitivas e o sono em pessoas expostas à altitude. Podem participar homens, com idade entre 20 e 30 anos, não fumantes e que sejam fisicamente ativos. Inscrições: (13) 9723-2757 (falar com Valdir) ou [email protected]

Já o Ambulatório da transição para a menopausa e pós-menopausa, do Departamento de Ginecologia da Unifesp está recrutando mulheres para participar de uma pesquisa para verificar a dor em mulheres na menopausa, portadoras de fibromialgia. As voluntárias se submeterão a quatro meses de atividade física três vezes por semana e responderão a um questionário que avaliará a dor subjetiva.

As interessadas devem ter entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano na pós menopausa, serem portadoras de fibromialgia e sedentárias. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal.

A triagem das voluntárias será feita no ambulatório do Climatério Rua Embaú, 66 – Vila Clementino nas quartas-feiras das 14h00 às 17h00 e nas quintas-feiras das 8hs às 11h00. Informações pelos telefones: 3341-3608 / 9734-9126 / 6692-9598 com Nelma Menezes. Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas.

Posso ajudar?