A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informou que tomou conhecimento pela imprensa da manifestação realizada por estudantes do campus Guarulhos da instiuição, no Escritório da Presidência da República, que aconteceu na tarde de quinta-feira (26) no escritório da Presidência da Republica, na avenida Paulistda, em São Paulo.
Os estudantes protestaram contra a falta de moradia estudantil, na região do Pimentas, onde está localizada a universidade. O ato durou cerca de duas horas e terminou após a chegada da Polícia Militar.
Em uma nota de esclarecimento a reitoria afirmou que “a situação neste momento é de liberação de 85% do valor total do orçamento de custeio para as IFES. Sobre o orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a instituição recebeu 100% do limite no início de outubro, que foi integralmente utilizado em ações de permanência e que não houve cortes de auxílios de assistência estudantil e nem tampouco, reajuste nos restaurantes universitários”.
Por fim a Unifesp afirmou ainda que “diante do processo de democratização e ampliação do acesso à universidade pública e que foi assumido integralmente pela Unifesp, compartilhamos da preocupação da necessidade de recursos que garantam a plena execução de nossa missão”.