Saúde

Unimed Guarulhos dá alta à milésima paciente curada da covid-19

Marinalda Silveira Leal, de 53 anos, é a milésima paciente curada de COVID-19 a receber alta no Hospital Unimed Guarulhos – Unidade I. Internada em 24 de janeiro, a paciente pôde voltar ao convívio com a família no dia 27 de janeiro. Ela testou positivo para a doença causada pelo novo coronavírus em 12 janeiro e, ao retornar ao hospital depois de se sentir mal, realizou tomografia que constatou mais de 25% do pulmão comprometido.

Marinalda, que é cheia de fé e funcionária da Tecfil – maior fabricante de filtros da América Latina, estava acompanhada no momento da alta de sua irmã Márcia Silveira Leal, de 42 anos. Ambas creditam a boa recuperação à equipe da Unimed Guarulhos e à vacinação. Ela havia tomado duas doses do imunizante contra a COVID-19 ainda em 2021. Em janeiro deste ano, quando receberia a terceira dose, teve a doença diagnosticada e, por isso, deverá esperar mais um pouco para tomar o reforço. É nessa perspectiva que o diretor presidente da Unimed Guarulhos, dr. Francisco Nishi, comemora a alta da milésima paciente no Hospital Unimed Guarulhos – unidade I. “A vacinação contribuiu muito para a redução das internações longas. Saímos de um cenário onde o paciente chegava a ficar meses conosco para ficar, muitas vezes, cerca de uma semana. A pandemia de COVID-19 não acabou e, assim como existe vacinação contra a gripe, deverá existir de modo permanente a vacinação contra o novo coronavírus, de modo a contribuir com a virulência e a gravidade da doença. Ou seja, mesmo que a pessoa se infecte, a doença deverá evoluir, na maioria das vezes, de uma forma mais branda. Essa é a função da vacinação”.

O diagnóstico

Segundo Márcia Leal, ela é quem estava cuidando de Marinalda durante o isolamento dela com a família, onde convivem com três idosos. Então, quando soube do diagnóstico ela afirma ter ficado de coração partido. “A Marinalda sempre foi muito alto astral, quando ela começou a apresentar sintomas, logo eles evoluíram e ficaram muito fortes. Foi muito difícil trazer ela ao Hospital e deixa-la aqui, em isolamento, sem receber visitas”, explica.

Alívio

“A gente realmente só sabe dar valor à vida na hora que a gente fica numa cama”, afirmou a milésima paciente a receber alta no Hospital Unimed Guarulhos. “E esses profissionais que deixaram pessoas que amam em casa foram anjos para mim. Toda a equipe que eu sei que tem em casa pessoas que precisam de cuidado, pessoas que sentem saudade, que amam, continuaram aqui para atender quem está mal, cuidaram de mim. Não tenho palavras para agradecer a esses profissionais”, afirmou. Emocionada, a paciente foi acompanhada pela equipe médica, assistencial e administrativa por um corredor onde foi aplaudida e teve sua alta celebrada.

“A felicidade dessa alta, a emoção desse momento histórico, é simbólico não apenas para os demais pacientes que são preenchidos de esperança de que tudo isso vai passar, porque vai passar, mas para nós que cuidamos também. A Unimed Guarulhos está muito feliz e estará sempre disposta a cuidar com carinho. Essa é a nossa vocação”, afirmou dr. Nishi.

Milésima alta

Muito esperada, Marinalda entrou para a história da cooperativa guarulhense como a milésima paciente a receber alta médica de COVID-19 no Hospital Unimed Guarulhos – Unidade I. “Agradecemos a toda a nossa equipe por toda a dedicação e superação, aos nossos clientes por toda a confiança e a todos que se mantiveram ao nosso lado, em pensamento e vibrações, para que pudéssemos viver esse momento e cuidar das milhares de vidas que passam por nossos consultórios, hospitais e toda a nossa rede de atendimento”, conclui o diretor presidente, dr. Francisco Nishi.

Assista ao vídeo da alta aqui: