Saúde

Universidade começa campanha de prevenção ao câncer na segunda-feira

Atendimentos e exames visam diagnosticar a doença em fase precoce

Por iniciativa do curso de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UNG), tem início nesta segunda-feira, os atendimentos da V Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, os dois tipos que mais acometem mulheres no mundo. A ação promoverá atendimentos e orientações gratuitas para a prevenção das doenças. A realização do exame de papanicolaou é um dos destaques.

As mulheres interessadas no serviço devem agendar visita à Clínica pelo telefone (11) 2464-1188. Os atendimentos acontecerão nos períodos da manhã (7h30 às 11h30) e noite (19h às 22h). Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama representa no mundo uma das principais causas de morte entre as mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No Brasil, é o que mais causa mortes nas mulheres entre todos os tipos de câncer.

O câncer do colo do útero é causado pelo aumento de células alteradas no colo do útero em virtude de algum vírus (alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV). Geralmente, a mulher não sente dor no inicio da doença. Ainda segundo o Inca, esse tipo de câncer foi o segundo em número de casos novos no ano de 2010 em mulheres no Estado de São Paulo.

A detecção da doença em fase precoce aumenta as chances de cura e sobrevivência da paciente. Segundo o INCA, o exame de papanicolaou pode prevenir essa doença em 100% dos casos e reduzir em até 80% a mortalidade em mulheres na faixa etária entre 25 a 59 anos.

Durante a Campanha, a UnG realizará gratuitamente esse exame.
É imprescindível seguir as seguintes recomendações para:

  • não ter relação sexual 48 horas antes;
  • não fazer lavagem vaginal 24 horas antes;
  • não usar cremes vaginais 2 dias antes;
  • não deve estar menstruada (aguardar o 5.º dia após o término da menstruação).

Posso ajudar?