Cidades

Universitários argentinos chegam a Guarulhos para promover ações sociais

Chega ao Brasil nessa sexta-feira uma delegação de 30 estudantes universitários argentinos que vai passar os próximos 10 dias realizando ações comunitárias em Guarulhos. Divididos em cinco grupos, os estudantes vão se juntar a voluntários brasileiros para atender comunidades carentes da cidade, como Recreio São Jorge, Bairro dos Pimentas e Parque Alvorada. 
 
A iniciativa fruto de uma parceria entre o Instituto Missioneiros, da Universidad Adventista del Plata (UAP), e a Igreja Adventista no Brasil acontece desde 2007 com o objetivo de impactar as comunidades durante os dias do voluntariado. A iniciativa que partiu dos alunos, reúne um grupo de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Pedagogia. 
 
A primeira ação acontece neste domingo quando irão acontecer cinco Feiras de Saúde simultâneas nos bairros atendidos. Com direito a massagens relaxantes, degustação de alimentos naturais, dicas de higiene, culinária vegetariana, teste de glicemia, fluxo expiratório e teste de bioimpedância, o atendimento será totalmente gratuito. 
 
Já durante a semana, as atividades vão acontecer durante os três períodos do dia. Logo pela manhã, os voluntários farão exercícios físicos coletivos com os interessados da comunidade para mostrar a importância da atividade aeróbica. Pela tarde será a vez de visitar as casas falando sobre o projeto e a noite um curso de espanhol grátis e palestras sobre saúde pública vai acontecer nas congregações.
 
“Quando falamos em qualidade de vida, ações preventivas em saúde estão diretamente conectadas. A iniciativa dessa parceria é dar uma vivência maior a experiência acadêmica desses estudantes e atender as comunidades mais carentes. Com orientações simples podemos combater doenças e humanizar a localidade. A ideia é trabalhar com a prevenção e o bem-estar”, comenta um dos organizadores da ação, Marcos Ribeiro. 
 
 
 
Segundo a última pesquisa elaborada pelo Numbeo, maior centro de dados do mundo com conteúdo gerado pelos próprios internautas, o Brasil ocupa o 70º lugar no ranking que avalia a qualidade de vida de 86 países. Mas de acordo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), as pessoas estão vivendo mais. Em 2014, dos 201.5 milhões de habitantes, cerca de 26.1 milhões são pessoas acima dos 60 anos. Com relação à expectativa de vida, os idosos passaram de 12.6% em 2012 para 13% em 2013. 
 
A partir de 30 de agosto a 5 de setembro em Guarulhos. 
Jardim Alice, Parque Alvorada, Vila Augusta, Recreio São Jorge, Jardim Eunice em Guarulhos. 
 

Posso ajudar?