Cidades

UPA São João segue sem médicos e mantém portas fechadas neste domingo

 
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São João, única referência de atendimento médico de toda a região, está mais uma vez com as portas fechadas para a população. Muitos pacientes, revoltados, insistem em receber atendimento, mas – segundo informações colhidas pelo GuarulhosWeb, apenas o pessoal da portaria está no local, informando da falta de atendimento. Devido ao grande número de pessoas e situação tensa, a Guarda Civil Municipal foi chamada para garantir a segurança. 
 
Na sexta-feira, o GuarulhosWeb publicou que, por falta de médicos, tanto esta unidade, como as Policlínicas Maria Dirce e Paraíso, estavam dispensando os pacientes por falta de médicos no local. Na ocasião, a Fundação ABC, terceirizada da Prefeitura de Guarulhos, responsável pelas três estruturas médicas, reconheceu os problemas. Informou, por meio de nota, que o que o não comparecimento de parte dos médicos naquele dia ocorreu se deu em virtude de “movimento dos mesmos contra a instalação do ponto eletrônico com biometria nas três unidades de Guarulhos. A medida passou a valer exatamente na data de hoje 91 de abril) e não foi aceita por alguns dos profissionais médicos”.
 
 
Apesar da Fundação ABC informar que se esforçaria nas negociações junto aos médicos, o problema ainda não foi resolvido e a população segue sem atendimento, em um momento bastante crítico para a saúde pública, com muitos casos de pacientes com suspeitas de gripe H1N1, dengue, Chinkungunya, entre outras doenças. 
 
 
Ainda na sexta-feira, contatada pelo GuarulhosWeb, a Prefeitura de Guarulhos se eximiu de qualquer responsabilidade, transferindo a solução para o problema à Fundação ABC, a quem contratou. 
 
Ao todo, o contrato da Fundação do ABC com a Prefeitura de Guarulhos contempla 135 médicos e 3 coordenadores, sendo 52 profissionais na Policlínica Jardim Maria Dirce, 39 no Jardim Paraíso e 47 na UPA. Mesma assim, a Fundação do ABC investe cerca de R$ 300 mil por mês na contratação de plantões médicos extras para Guarulhos, justamente porque alguns profissionais, contratados para permanecer nas unidades durante 12 horas por dia, não estão cumprindo adequadamente essa jornada de trabalho.
 

Posso ajudar?