Cursos Educação

USP abre curso gratuito sobre os impactos da economia; inscrições vão até esta sexta-feira

USP abre curso gratuito sobre os impactos da economia (Foto-Divulgação)
USP abre curso gratuito sobre os impactos da economia (Foto-Divulgação)
USP abre curso de extensão sobre economia, cultura e poder na internet; inscrições vão até 20 de fevereiro.

A Universidade de Sao Paulo (USP) abriu inscrições para o curso de extensão “Economia, Cultura e Poder na Internet”, voltado a profissionais, pesquisadores e interessados nos impactos sociais, econômicos e políticos do ambiente digital. As inscrições seguem até o meio-dia de 20 de fevereiro.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Aulas acontecem no IEA da Cidade Universitária

O curso será realizado entre 11 de março e 1º de julho de 2026, às quartas-feiras, das 9h às 12h, no auditório do Instituto de Estudos Avancados da USP (IEA), na Cidade Universitária, em São Paulo.

Ao todo, são oferecidas 40 vagas para o público externo à universidade. A confirmação das matrículas está prevista para ocorrer a partir de 2 de março.

Conteúdo aborda IA, regulação e governança digital

Coordenado por Pablo Ortellado (EACH-USP e IEA-USP) e Luiz Fernando Martins Castro, do Nucleo de Informacao e Coordenacao do Ponto BR (NIC.br), o curso propõe uma análise crítica e interdisciplinar das transformações promovidas pela internet.

A programação inclui temas como:

  • Fundamentos técnicos e história da internet;
  • Economia de dados;
  • Governança digital;
  • Inteligência artificial;
  • Regulação jurídica;
  • Polarização política nas redes sociais;
  • Impactos culturais das tecnologias digitais.

Parceria acadêmica

A iniciativa é realizada pela Cátedra Oscar Sala, fruto de parceria entre o IEA e o NIC.br. O objetivo é qualificar o debate público e acadêmico sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da internet, além de contribuir para a formulação de políticas públicas na área.

Critérios de aprovação

Para receber certificação, os participantes deverão cumprir frequência mínima de 75% e apresentar um trabalho final em formato de artigo voltado ao publico amplo.