Cidades

USP recebe 1º Fórum da APA do Tietê nesta quinta-feira

Medidas serão discutidas para preservação da área que envolve 12 municípios

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP Leste) recebe nesta quinta-feira o 1º Fórum da APA da Várzea do Rio Tietê. O objetivo do encontro é estimular o debate em torno do diagnóstico socioambiental da primeira etapa de elaboração do Plano de Manejo da região. O documento traz programas e diretrizes para ações de preservação e reorganização das várzeas que cortam os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba.

A pesquisa preliminar sobre a região foi apresentada pela USP no dia 11 de março para representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Florestal e da sociedade civil. Entre as principais atitudes promovidas pelo plano, estão o diagnóstico sobre os principais problemas enfrentados pela população, a análise dos aspectos ambientais da várzea, a criação de medidas para a articulação de agentes sociais para combater ocupações irregulares e descartes clandestinos de entulho e preservação de matas e da fauna e da flora.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP Leste fica na Rua Arlindo Bétio, nº. 1000, Ermelino Matarazzo.