Saúde

Usuária do SUS é a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde

A representante dos usuários do Sistema Único de Saúde e conselheira gestora Lúcia Helena de Oliveira foi eleita na tarde desta quinta-feira, dia 30, a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Ela venceu a eleição com 28 votos contra 10 de Manoel Rodrigues Martins, também do segmento dos usuários do SUS, e dois nulos. Ela substituirá Solange Aparecida Vialle, diretora do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, que acabou ficando com a vice-presidência, depois de escolha unânime de 35 votos, três brancos e dois nulo.

Lúcia Helena, que ocupou a vice-presidência do Conselho no biênio anterior, é militante do SUS desde o início da década de 90, já tendo integrado a coordenação da comissão diocesana da Pastoral da Saúde e o Conselho Estadual de Saúde. Ela disse que, como presidente, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Solange Vialle, que presidiu do órgão no último biênio. “A democracia é assim. Ser conselheiro é uma doação muito grande, porque cada um representa a população em defesa da saúde” disse em seu discurso de posse.

A nova presidente também destacou que nos últimos dois anos as ações contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids evoluíram muito, assim como a parceria entre Saúde e Educação. “Pretendo continuar esse trabalho e já temos muitas questões em pauta, como a reforma das 34 unidades de saúde”, disse.

Cerimônia

A eleição da nova Presidência do Conselho e da Comissão Executiva, que terão mandato de um ano, aconteceu na solenidade de posse dos novos membros do Conselho para o biênio 2014-2016. O órgão é composto por 80 integrantes (40 titulares e 40 suplentes), sendo 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de profissionais da área e 25% de prestadores de serviços ao SUS e gestores, com mandato até 30 de janeiro de 2016, de acordo com a paridade estabelecida pela Lei Municipal nº8.142/1990.

Ao todo, são 20 vagas destinadas para o segmento dos promotores de saúde, sendo seis titulares e seis suplentes da Secretaria Municipal de Saúde, indicados pelo secretário da pasta; dois titulares e dois suplentes dos hospitais estaduais sediados na cidade, indicados pela Secretaria de Estado da Saúde; dois titulares e dois suplentes indicados pelos serviços conveniados ou contratados pelo município.

Durante a cerimônia, o secretário de Saúde, Carlos Derman, lembrou que, dentre os 40 membros titulares que compõem o Conselho, apenas seis são indicados pela Secretaria de Saúde. “Isso nos alegra porque necessitamos da participação popular e dos trabalhadores da área, precisamos que tenham poder. Muitas vezes, podemos ter pontos de vista diferentes, mas todos nós temos o mesmo objetivo: lutamos pelo SUS e para que o povo tenha mais saúde”, discursou.

Estão incluídos no segmento dos promoteres de saúde os trabalhadores da área, sendo seis titulares e seis suplentes indicados pelas Associações e Conselhos dos Profissionais de Saúde de Guarulhos; dois titulares e dois suplentes indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do município; e dois titulares e dois suplentes eleitos entre os conselheiros gestores das unidades de saúde.

Posso ajudar?