Cidades

Usuários de 12 planos de saúde que atendem em Guarulhos serão prejudicados

Entre as empresas estão Ameplan, Assefaz, Cetesb, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Green Line, Intermédica, Mediservice, Notredame, Porto Seguro, Prosaúde, Vale e Volkswagen

Os usuários de 12 planos de saúde que atendem em Guarulhos serão prejudicados por causa da suspensão do atendimento eletivo, previsto para começar a partir de 1° de setembro, em rodízio de especialidades.

Entre as empresas estão Ameplan, Assefaz, Cetesb, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Green Line, Intermédica, Mediservice, Notredame, Porto Seguro, Prosaúde, Vale e Volkswagen.

Segundo a Associação Paulista de Medicina (APM), a pauta de reivindicações do movimento estadual inclui consulta a R$ 80,00 e procedimentos atualizados de acordo com a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), inserção do índice de reajuste anual nos contratos entre médicos e empresas e fim das interferências sobre a autonomia do médico.

Conforme o rodízio de especialidades, a paralisação do atendimento será feito da seguinte forma: de 01 a 03 de setembro – Ginecologia e Obstetrícia, do dia 08 a 10 – Otorrinolaringologia, 14 a 16 – Pediatria, 19 e 20 – Ortopedia e Traumatologia, 21 a 23 – Pneumologia e Tisiologia e 28 a 30 de setembro – Cirurgia Plástica.

De acordo com a APM, as urgências e emergências serão garantidas e os protestos dos médicos terão continuidade até que todas as empresas procuradas se posicionem.

A assessoria de imprensa do Grupo Carlos Chagas informa que os médicos trabalharão normalmente sem comprometer o atendimento prestado aos pacientes do Hospital Carlos Chagas, no Centro de Guarulhos.

Embora a Unimed não participe da lista de empresas que terão o atendimento suspenso, a usuária do plano, Soledad Nunes Gutierrez, 59 anos, defende a posição dos médicos que merecem receber o valor justo pela prestação de seus serviços. "Se o convênio cobra dos associados uma mensalidade, deve repassar o mínimo exigido pelos médicos".

Posso ajudar?