Cidades

Usuários de ponto de ônibus do Cecap convivem com cheiro de urina

Prefeitura afirma que local não justifica instalação de banheiro químico

Toda manhã a rotina se repete para Flavia Fernanda dos Santos e José Fernandes, que trabalham nos trailers instalados no ponto final de várias linhas de ônibus no Parque Cecap.

Eles são obrigados a limpar a sujeira deixada durante a noite por pessoas que usam o fundo dos estabelecimentos para urinar e até mesmo defecar. "Não é justo chegar de manhã e ter de tirar a sujeira produzida pelos outros", diz Flavia. "Tenho de lavar isso ao menos, duas vezes ao dia", diz Fernandes. "Quando o dia está quente, o mal cheiro fica ainda mais forte", dizem os dois.

O estabelecimento no qual Flavia trabalha tem um pequeno sanitário nos fundos, porém, não é o ideal. "Usamos aqui quando estamos com pressa e precisamos sair com os ônibus. Porém, somos orientados a utilizar os banheiros do Centro Comercial do Cecap, do clube do bairro ou do ponto de táxi", disse um funcionário de uma empresa de ônibus que preferiu não se identificar.

Entretanto, os sanitários desses dois locais são vistos como distantes. "Muita gente que utiliza a condução que sai daqui para ir ao Hospital Geral pergunta onde ficam os banheiros e muitas delas não apresentam condições para irem andando do ponto até onde estão instalados e acabam usando os fundos dos trailers", continua Fernandes.

Tanto Fernandes como Flavia acreditam que a solução seria a instalação de sanitários químicos, já que o ponto de ônibus está funcionando de forma provisória enquanto o terminal do Parque Cecap não está pronto. "Essa medida já melhoraria e muito nossa situação", diz Fernandes. "Se tivesse um banheiro aqui, nós mesmos ajudaríamos a cuidar", completa Flavia.

A Prefeitura afirmou que "não há legislação que regulamente a instalação de sanitários químicos em vias públicas. A instalação desses equipamentos somente é feita em casos de eventos e os organizadores são os responsáveis pela manutenção dos banheiros".

Posso ajudar?